ABROL: Treze anos a serviço da cultura com produção literária, artística e sociocultural sobre Rotary
- criagemcia
- 29 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Há exatamente treze anos, mais precisamente no dia 23/2/2011 foi fundada a Academia Brasileira Rotária de Letras - ABROL, por idealização de vários visionários rotarianos.
Seus objetivos primordiais visam congregar rotarianos e rotarianas para promover a cultura, estimular e desenvolver estudos e produção literária, artística e sociocultural sobre Rotary, serviços, vultos e seus exemplos.
Reproduzo abaixo a marcante e inesquecível foto de inauguração (emoldurada) da ABROL, no auditório Paulo Viriato Corrêa da Costa, na revista Rotary Brasil (então revista Brasil Rotário), sede esta que continua até hoje com o CNPJ desta Augusta organização: Avenida Rio Branco, 125 - 18º. Andar - Rio de Janeiro-RJ.
Seu primeiro presidente foi o saudoso e ilustre advogado e rotariano Carlos Henrique de Carvalho Fróes, que junto a sua diretoria impregnou e sedimentou a Academia com seus propósitos estruturais e objetivos estatutários em sua visão e missão.
A ABROL foi admitindo novos confrades e confreiras e recebeu seu segundo presidente, o querido médico e rotariano Waldenir de Bragança, que deu mais um impulso com ações diversas, promovendo e produzindo a cultura sobre Rotary e acumulando trabalhos dos integrantes da academia.
Após estes vibrantes desbravadores da ABROL, sempre em total sintonia e apoio de seus diretores e todos os integrantes da academia, tivemos a oportunidade de receber o terceiro e atual presidente da ABROL, o exemplar médico e rotariano Geraldo Leite, que além da continuidade na elaboração do saber, está conseguindo com sua emoção, envolvimento, exemplo, inteligência e astúcia criar Academias em todo o mundo.
Nestes 13 anos a ABROL conta com 71 Academias rotárias no mundo: Brasil 31; América latina e Canadá 18; Europa 9; África 6; Ásia 6 e Oceania 1.
A cada mês novas seções são formadas e a empolgação pelos objetivos se proliferam num condado de vibrações e envolvimento de rotarianas e rotarianos, com sede de criação do saber sobre Rotary e divulgar em suas comunidades ou em outras organizações, promovendo absoluta imagem pública do Rotary.
Há que se enaltecer que o presidente do Rotary International 2025-26, Mário César Martins de Camargo é também Confrade
A ABROL, pelos seus integrantes e agentes eficazes, transforma a vida das pessoas e oportunizam o seu próprio crescimento cultural, intelectual, criativo e de enaltecimento sociocultural, como oportunidade de adesão de pessoas que ainda não são rotarianos.
Portanto hoje, 23 de fevereiro de 2024, todos os confrades e confreiras estão de parabéns por sua participação na ABROL, direta ou indiretamente, promovendo a valorosa missão de divulgar a cultura, em ambientes internos e externos, o que também favorece o envolvimento da sociedade em conhecendo os importantes trabalhos desenvolvidos pelos seus integrantes.
Viva a Academia Brasileira Rotária de Letras - ABROL.
Viva aos seus acadêmicos.
Viva o Rotary.
Bemvindo Augusto Dias
Fundador, Conselheiro Emérito e Fiscal da ABROL
Fundador e vice-presidente da ABROL Rio.

Comments